quinta-feira, 18 de abril de 2013

A última Feiticeira (Saga das Pedras Mágicas #1) Sandra Carvalho [Opinião]


Sinopse:

O fantástico épico está novamente de parabéns com mais um estreia literária de uma autora portuguesa que a Presença propõe ao seu público. Em "A Saga das Pedras Mágicas" os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A acção passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la.

Opinião:

'A última feiticeira' o primeiro volume da saga Pedras Mágicas da autora Sandra Carvalho foi a minha escolha para a leitura Tuga do mês de Abril. 
E uma vez mais esta experiência deu-se devido a uma troca de livros. Confesso que já há algum tempo que tinha esta série debaixo de olho. Quando visitava sites como wook e fnac, dava sempre uma vista de olhos aos livros e às respectivas sinopses que me despertaram uma enorme curiosidade. Contudo, na altura de efectuar a compra o peso dos euros acabava por deitar por terra a ideia. (Infelizmente são livros acima do preço que costumo disponibilizar para comprar livros).

Mas uma vez ultrapassada a questão dos euros, e depois de ter lido o livro, posso dizer-vos que a leitura assemelha-se a um electrocardiograma. Picos. Altos e baixos.

As primeiras 50 páginas foram muito difíceis de absorver. O progresso foi feito em modo super lento. Arrastava os olhos pelas páginas com a esperança de encontrar algo que me incendiasse e me prendesse à leitura. 

Os capítulos tornaram-se demasiado longos para tanta informação. Penso que se a autora os tivesse dividido a leitura deslizaria melhor, mas assim que comecei a perceber a trama em torno da família McGraw, dos sete filhos do Lorde Garrick McGraw, mais precisamente em torno de Catelyn, a sexta filha do Lorde, a mais poderosa de todos, despertei para a magia envolvente desta história.

Os relacionamentos, as descobertas, as fugas, os amores arrebatadores e altamente proibidos, o aparecimento de uma personagem (Myrna) que me provocou tanto, mas tanto, que me apeteceu entrar dentro da história e bater na personagem. Posso dizer que pelo meio do livro encontrei situações que tanto me levaram ao paraíso como na página seguinte me levaram directa ao inferno. 

De toda a história a parte do livro que mais gostei foi a parte em que a Catelyn se vê obrigada a adaptar-se à sua nova condição na viagem até às terras do norte até ao final onde encontra outra personagem (Halldora) a quem só me apetecia dar dois estalos naquela cara mimada.... que peste de moça!

Mesmo assim, quando estava perto do final descobri que o primeiro livro não tem, por assim dizer, um final. Para quem não sabe o livro 1 e 2 estão interligados. A história d' A última feiticeira' não termina neste volume mas sim no seguinte denominado 'A filha da floresta', porque as histórias estão interligadas e a primeira dá continuidade à segunda. A cada dois livros fecha-se uma mini sequência da Série das Pedras Mágicas e por esta mesma razão, e porque a Ivonne é um amor e emprestou-me os dois livros seguintes,   ainda regresso este mês de Abril (espero conseguir) com mais uma opinião sobre o segundo livro da respectiva série e desta forma fechar a primeira sequência da série.

Resumindo e baralhando, gostei desta primeira parte da história... falta saber se vou gostar da conclusão definitiva.


Boas leituras,
(18 Abril 2013)






Obs: Leitura Tuga Abril (Desafio lançado pela escritora/autora e blogger Andreia Ferreira no seu blog http://d311nh4.blogspot.pt)

1 comentário:

  1. Olha... o meu nome aparece aqui! :O

    Oh vais gostar, sim :)
    Se gostaste deste primeiro, vais adorar o segundo e assim consecutivamente. Bem, vou-me calar, não quero influenciar nem nada :D

    O segundo tem mais desenvolvimento e é mais rápido. O primeiro conta muito a história que existe por detrás, é verdade. A mim também me cansou nas primeiras páginas, mas a escrita da autora é mágica. O facto de escrever na primeira pessoa (SEMPRE) ajuda bastante a criar empatia com a personagem!

    Fico à espera da opinião do segundo!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar