terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia internacional do livro infantil com "A fada Oriana"










Fadas boas e fadas más


"Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más."

Sophia de Mello Breyner Andresen










Hoje, dia 02 de Abril de 2013, comemora-se o dia internacional do livro infantil e por isso decidi partilhar com vocês o livro que mais marcou a minha infância.

Descobri a história da fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen no último ano do meu ensino primário, num projecto intitulado "A hora do conto". 

Nessa hora a minha turma sentava-se no chão, numas mantas grossas e coloridas, enquanto a nossa professora (Isabel Maia) puxava de uma cadeira para nos encantar com a narrativa mágica que esta história transporta. Lembro-me do silêncio que permanecia na sala, todos  super atentos e ansiosos por descobrir um pouco mais sobre a vida daquela fada e de todos os outros personagens. Como éramos miúdos a leitura fora feita devagar, para que todos acompanhassem o desenrolar da história e todas as suas conclusões e lições. 

Lembro-me também que depois íamos para o recreio imaginar que, por momentos, também nós fazíamos parte do mundo mágico da fada Oriana. 

A imaginação ganhava asas e o mundo da fantasia era o nosso limite.



Algumas curiosidades sobre Sophia de Mello Breyner Andresen 


A autora nasceu no dia 6 de Novembro do ano de 1919 na cidade do Porto e morreu no dia 2 de Julho de 2004 na cidade de Lisboa, cidade onde viveu e estudou Filosofia Clássica.

Grande escritora e poetisa, foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da nossa língua  o Prémio Camões no ano de 1999. 

Outras obras bastante conhecidas pelo publico mais jovem são: A Menina do Mar, 1958; O Rapaz de Bronze, 1965; O Cavaleiro da Dinamarca, 1964;

" A fada Oriana" integra o Plano Nacional de Leitura. O livro está recomendado no programa de Português do 5.° ano de escolaridade e integra também a lista de obras das Metas Curriculares de Português para o 5.° ano.




Boas leituras, feliz dia internacional do livro infantil.












Sem comentários:

Enviar um comentário