sexta-feira, 5 de abril de 2013

Na sombra do destino (Série Irmandade da Adaga Negra #8) J.R. Ward [Opinião]

Sinopse:

Os romances da Irmandade da Adaga Negra, de J. R. Ward, apresentaram aos leitores um mundo diferente, criativo, obscuro, violento e completamente incrível. Enquanto os guerreiros vampiros defendem a raça dos seus assassinos, a lealdade de um macho para com a Irmandade será posta à prova - e a sua perigosa natureza será revelada.
John Matthew percorreu um longo caminho desde que o encontraram a viver com os humanos, desconhecendo, por completo, a sua natureza vampírica. Quando foi resgatado pela Irmandade, ninguém podia imaginar qual era a sua história ou a sua verdadeira identidade. Na realidade, Darius, o Irmão caído, retornou, mas com um rosto diferente e um destino completamente marcado. Quando uma violenta vingança pessoal arrasta John até ao coração da guerra, ele terá de contar não só consigo próprio mas também com quem ele foi antes. Só assim poderá enfrentar e erradicar o mal encarnado.
Xhex, uma assassina symphath, há muito que lutava contra a atracção que sentia por John Matthew. Já tendo perdido um amante para a loucura, ela não permitirá que nenhum outro homem que ame fique preso na escuridão da sua vida perversa. Contudo, ambos descobrem que o amor, tal como o destino, é inevitável para as almas gémeas.

Opinião:

John Matthew tem dois objectivos: encontrar Xhex e matar Lash. Nem que para isso tenha de morrer no processo.

Xhex tem dois objectivos: escapar e matar Lash (não necessariamente por esta ordem).

Lash tem dois objectivos: ficar com Xhex para sempre, transformando-a num minguante e tornar-se dono e senhor das ruas e dos negócios de Caldwell.

A Irmandade tem vários objectivos: Impedir que John se mate no processo de vingança contra Lash. Reaver Xhex e matar todos os indivíduos que fazem parte da sociedade dos minguantes, Lash incluído e destruir todas as tentativas do Ómega em dominar o mundo.

E, enquanto tudo isto e mais um pouco acontece, Ward mostra-nos mais um pouco do fantástico mundo da Irmandade da Adaga Negra, onde raramente o que parece é e, nada nos é revelado por acaso.

Enquanto nas histórias que nos são apresentadas até ao volume nº5, onde podemos dizer que as mesmas são individuais e singulares, ou seja, a autora foca a narração em volta das duas personagens principais, sem dar muita importância ao que acontece em redor da acção.

Nos seguintes, desde o 6º até ao 8º volume, a autora dá-nos não só a perspectiva na narração principal, que continua a girar em torno de duas figuras principais, mas, ao mesmo tempo, vai introduzindo e alargando a história, abrangendo muitas outras personagens que vão tendo acções importantes e vão contribuindo para que o universo dos irmãos faça sentido. 


No meu ponto de vista, os últimos volumes têm funcionado como 'pontes de ligação' para com as restantes histórias o que ajuda a dar consistência à história global da Irmandade da Adaga Negra.

Apesar de não ser tão abundante como nos primeiros volumes, Ward continua a trazer às suas histórias aquela pitada de humor negro e sarcástico que nos delicia. A adrenalina que nos invade quando estamos a ler, a fantasia que nos envolve sempre que mais um pouco deste universo mágico chega até nós.

Confesso que especulei imenso sobre os contornos e desenlace da historia entre John e Xhex e não o imaginei desta forma. Todavia a obra foi uma constante surpresa. Uma boa surpresa.


E agora que conhecemos um pouco mais do universo IAN (Irmandade Adaga Negra) que move legiões de fãs por todo mundo, voltamos ao ponto de espera, porque, a julgar pelos parâmetros utilizados de edição, só daqui a 6 meses teremos novo livro da IAN nas mãos.

Até lá, deliciem-se a imaginar o que a história da gémea de Vishous, Payne nos poderá trazer...
Hummm, mal posso esperar!



Para quem ainda não conhece esta maravilhosa série, deixo-vos ficar as capas dos livros editados em Portugal até à data:




Boas leituras, 
(16 de Fevereiro 2013)










Sem comentários:

Enviar um comentário