sábado, 22 de junho de 2013

Ligação - Opinião by Olinda Gil


Achei o livro fácil de ler e acessível mas achei a sua linguagem demasiado simples, e sobretudo, não gostei do abuso de expressões vulgares. Não gostei que os "anjos negros" falassem assim: "-Meu, como estás?", Não vou falar de gralhas, porque isso é um velho assunto muito discutido aqui na net e completamente alheio à autora.

As personagens estão interessantes, mas talvez tenha sido abusado o nº de companheiros. Para um livro tão pequeno, aqueles 6 companheiros criam confusão. Mas gostei das personalidades deles, que apesar da boa índole tinham das suas. Contudo, às vezes eram infantis (especialmente o Leo e o Rick), demasiado para quem tem um milénio de existência. Jessica (pena este nome, não gosto nada) é uma mulher e pêras, habituada a ter tudo na vida à custa do seu pulso, e foi pena que não pudéssemos ver mais este seu lado.




A narrativa decorre demasiado rápido. Podia ter sido a mesma história, os mesmos acontecimentos, mas num tempo narrativo mais longo fariam mais sentido. As passagens eróticas (porno, porque têm um elevado grau de descrição) teriam tido mais consistência se eles não tivessem acabado de se conhecer. Está certo que havia uma certa magia entre eles, algo superior a eles, mas era desnecessário terem relações meia dúzia de horas depois de se conhecerem.

Há uma obsessão pela descrição das roupas das personagens. Não é preciso! Se gostavam tanto de usar cabedal, dizia-se uma vez e estava entendido.

A Olinda atribuíu ao Ligação 3* no Goodreads, podem ver a respectiva cotação assim como a opinião aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário