segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ligação - Opinião by Por detrás das palavras


Silvana Martins
Administradora do blog Por detrás das palavras

*
A Silvana foi uma das bloggers que aceitou o Desafio E.E.E.B. 
(Podem saber mais AQUI)

É sempre muito bom descobrir autores Portugueses, principalmente quando são jovens autores cheios de ideias e com a criatividade a fervilhar em cada célula do seu ser. Soraia Pereira é uma dessas jovens escritoras cheia de vontade de colocar no papel todas as ideias que habitam na sua imaginação. Ligação é o seu primeiro livro e oferece-nos a história dos Anjos Negros, que são um grupo de vampiros simpáticos que protegem a humanidade.


Assim, numa escrita muito acessível (por vezes demasiado simplista e coloquial) permite-nos perceber muito bem todo o enredo que está por detrás dos guerreiros Anjos Negros e o grupo que por eles é perseguido, os Sombras. É de realçar positivamente as descrições apresentadas acerca destes dois mundos, uma vez que permite ao leitor aceder facilmente à tipologia de seres sobrenaturais que a Soraia nos traz.

Relativamente às personagens, por incrível que pareça, não foram as principais que despoletaram em mim maior curiosidade. Leonardo e Jessica, o casal central do livro, apaixonam-se demasiado depressa. Não houve tempo para criar um ligação mais sólida e conhecer-mos mais sobre cada um deles. Jessica tem um história interessante que poderia ter sido mais esmiuçada. Leonardo, por vezes tem atitudes um pouco infantis, mas isso também acontece um pouco com a Jessica. 





As personagens que me deixaram mais curiosa para os próximos livros são A'larick e Caliel. São ambas personagens que deixam transparecer algum mistério que nos deixa com a curiosidade em pulgas. Será que nos próximos livros teremos mais informações sobre o espírito inquieto de A'larick e sobre a serenidade de Caliel (não sei porquê, mas sempre que ela aparecia no livro sentia uma certa onda de paz e serenidade). 

Um outro aspecto que achei positivo foi o tom humorístico de alguns diálogos. 
Apenas faltou uma enredo mais sedutor, em que os acontecimentos fossem mas esmiuçados e os temas que eles envolvem tratados de forma um pouco mais profunda.

Foi um bom começo para Soraia e para a sua escrita. Atenção que deixa-nos um final completamente em suspenso!! Quando lá chegamos só pensamos: O quê vamos ficar aqui sem saber o que se passa? Pois, mas ficam... Têm de aguardar pelo próximo capítulo!!!


Também podem ver a opinião da Silvana reproduzida aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário