quarta-feira, 31 de julho de 2013

Na Sombra do Perigo (Série Irmandade da Adaga Negra #9 ) J.R. Ward [Opinião]

Sinopse:

Payne, irmã gémea de Vishous, em muito se assemelha ao irmão. Lutadora por natureza e rebelde no que diz respeito ao papel tradicional das fêmeas Escolhidas, o Outro Lado não é lugar para ela… e a frente de batalha da guerra também não. 
Quando fica paralisada na sequência de uma lesão em combate, um cirurgião humano, o doutor Manuel Manello, é chamado para a curar de um modo que só ele é capaz - e em breve se vê arrastado para o mundo secreto e perigoso da fêmea. Embora nunca tivesse acreditado que a noite encerra coisas estranhas - como vampiros - dá consigo mais do que pronto a deixar-se seduzir por aquela fêmea poderosa que o marca de corpo e alma. O mundo humano e vampiro chocam à medida que os dois amantes se veem ligados por muito mais do que uma simples atracção erótica… e Payne é surpreendida por uma vingança com séculos que coloca em risco a sua vida e o seu amor.

Opinião:

'Na Sombra do Perigo' é o nono livro da famosa série de vampiros Irmandade da Adaga Negra da autora J.R. Ward. A capa do livro está dentro dos padrões dos volumes anteriores e apesar de ser cada vez mais difícil inovar sem fugir do padrão acho que esta foi muito bem concebida. Diferente e igual, ao mesmo tempo.

Relativamente à história em si, bom, o que eu acho enquanto leitora é que Ward se perdeu um pouco na fidelidade dos factos. Ao contrário do que acontece com os romances dos primeiros cinco volumes, este que conta a história de Payne e Manello existe uma ausência de suspense romântico. Daquele jogo do fruto proibido, daquela sensualidade e magia envolvente que tão bem caracteriza os seus primeiros romances. 

Neste novo livro o leitor deparasse com os acontecimentos a acontecerem de forma descarada e, em algumas das vezes, sem fazer o mínimo sentido. Outro aspecto que tem vindo a ser recorrente é o facto de autora ter deixado de focar o livro que apresenta apenas no casal principal. Um vez mais e como já tem vindo a ser hábito desde mais ou menos o sétimo livro, Ward narra não só apenas a história do casal principal como nos vai apresentando outras personagens e desenvolvendo a acção entre ambas. Muitas das vezes é como se estivéssemos a ler mini contos dentro de uma história só. Os vários clímax que vão acontecendo dão outro dinamismo à história e acabam por colmatar falhas como o desenvolvimento demasiado rápido das relações entre os principais protagonistas. 

Outro pormenor com que me deparei e que estranhei um pouco foram os demasiados parágrafos (alguns deles sem nexo), a torto e a direito em todo o livro. Outro aspecto que também me faz um pouco de espécie foi a constante necessidade de traduzirem e alterarem termos e palavras que nos foram introduzidas ao longo dos livros e que no primeiro volume é-nos apresentado de uma forma e no nono livro de outra. 

Por exemplo: Primale/ Primeveo/ Primacho ou então Bloodletter/ Derramador de Sangue. 

Quanto aos demais leitores não sei, mas neste último exemplo confesso que demorei a situar-me e penso que nestes aspectos de traduções a editora deveria assegurar um serviço que contivesse sempre o mesmo conjunto de vocabulário do inicio ao fim da série. 

Em suma: não é dos melhores livros da série, é um facto (e já vos expliquei um pouco porquê) mas é um livro que eu adorei ler! O tempo voou enquanto os meus olhos estavam presos nas páginas, levando a minha mente e a minha alma para fora do meu corpo até um sitio lindo e maravilho que se chama imaginação sem limites, onde não existem problemas com desemprego, nem contas para pagar, nem calor a mais nem a menos! 

Por isso só vos tenho a dizer que é sempre um prazer enorme ler livros que me levam a passear para sítios distantes sem sequer sair do sítio! Mal posso esperar que chegue Janeiro 2014, data que provavelmente teremos ao nosso dispor mais um livro desta saga que eu adoro! Até lá toca a descobrir novos autores e novas leituras.

4* na cotação do Goodreads.

Boas leituras, 
31 Julho 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário