sábado, 26 de outubro de 2013

Amores contados - Antologia Alfarroba [Opinião]




Sinopse:

Em 2013 a Alfarroba lançou o concurso Amores Contados. Cerca de 250 histórias depois, foram seleccionados os cinco contos que hoje reunimos nestas folhas.

Neles encontramos histórias de amor em fotografias, em viagens, num café, até na matemática ou numa carta. São as histórias que nos fazem lembrar, sonhar, suspirar ou sorrir. Histórias de sentir; são amores que devem ser contados.







Opinião:

Autora Ana Filipa Ferreira - 'Uma questão matemática' - 3*

Quantas vezes não olhamos já para uma relação a dois e nos perguntamos se haveria uma formula matemática para a resolver? Para a tornar mais picante ou resolver problemas conjugais comuns do dia a dia? Montes de vezes, certo? Bom, aqui a nossa Ruiva (carinhosamente apelidada desta forma nas redes sociais) decidiu mostrar num pequeno conto como um problema de matemática pode muito bem transparecer uma relação a dois.
Gostei da escrita da Ana, directa ao assunto, explicita e sem qualquer vergonha ou pudor de chamar as coisas pelos nomes. É um conto de cariz erótico e que só pecou por ser demasiado curto. 

Autora Cristina Milho - 'As fotografias falam baixinho' - 2* 

Neste conto deparamos-nos com a melancolia das memórias através de fotografias. É um conto simples mas com uma carga emocional muito patente. É um simples relato de uma passagem em que a neta tenta através de todos os meios ajudar a sua avó a reagir à vida e a sair daquele estado semi-catatónico que a vai consumindo e tudo através de uma única fotografia que conta a história de uma vida. 

Autor Francisco Vilaça Lopes - 'Amor de viagem' - 1*

Partindo do principio que para fazer uma colectânea se escolhem os melhores dos melhores, não percebo o que este conto está aqui a  fazer. Desculpe-me o autor, mas o conto é mais confuso que um molho de spaguetti cozido e deixado emaranhado num prato à espera de ser comido. As frases soaram-me estranhas, o desenrolar da narrativa idem aspas. Não fosse ele tão pequeno, tinha desistido a meio. 

Autor Jorge Campião - 'Café avenida' - 2*

Café avenida não é apenas o título do conto mas também o palco onde a acção desta narrativa se desenrola. Este conto foca-se em aspectos como confiança e comunicação na base de todas as relações, fala do casamento, da desconfiança, das traições. De como uma coisa leva à outra, como o deturpar de certos aspectos nos pode induzir em erro e levar-nos a agir de forma estranha.  Um tema que rondou aspectos reais do dia a dia. 

Autora Rosa Bicho Gonçalves - 'Um, Dois, Três' - 2*

Fiquei confusa com este aqui pelos seguintes motivos: é muito pequeno (óbvio que é ou não seria um conto -_- ), os diálogos colocados a meio da narrativa.... nunca tinha visto assim (estamos sempre aprender). No entanto achei interessante a temática 'corações partidos e esperança' de que no fim tudo se resolva.


Matematicamente falando: 

3 + 2 + 1 + 2 + 2 = 10 
10 / 5 =  2
2 + 0.5 (bónus) = 2.5*


2.5* Cotação no Goodreads.


Boas leituras, 




Sem comentários:

Enviar um comentário