domingo, 4 de agosto de 2013

Ligação - Opinião by Algodão doce para o cérebro


Mafi 
Administradora do bloAlgodão Doce para o cérebro 

(A presente opinião surge no âmbito do desafio E.E.B.B. podem ficar a saber mais sobre o mesmo aqui)


Desafiada pela autora não quis deixar de ler o seu primeiro livro "Ligação" primeiro volume da série Anjos Negros. Confesso que já não lia nada de paranormal adulto há imenso tempo e portanto este livro veio mesmo na altura certa. "Ligação" revelou-se uma leitura bastante rápida, mas desenganem-se que isso signifique um livro fraco. Nada disso.

Primeiro, começando pelo world-building, achei bem explicado e com sentido, sem coisas disparatadas e impossíveis, pois mesmo em livros de fantasia há coisas que para mim têm de bater certo. Todas as raças que a autora criou, embora não sendo originais foram minimamente bem explicadas e bem introduzidas. Gostei do paradoxo entre serem anjos negros, normalmente associados ao mal,  mas desta vez serem os bons. Gostei da irmandade apresentada mas digo que não gostei do nome Leonardo, porque não tem nada a ver com os outros nomes que era mais estrangeiros e místicos. Gostei das descrições das Sombras e claro de os líderes dos clãs serem mulheres, faz  todo o sentido! Acabei apenas por ter pena que a acção não se passasse em Portugal, em lugares que alguns de nós poderiam se identificar. 


Quanto às personagens admito que não morri de amores pelos protagonistas. Gostei do Leonardo, a personagem em si estava bem construída, conhecemos os seus medos/sonhos..etc mas não criei empatia suficiente com ele. Quanto à Jessica, achei-a fraca e não simpatizei nada com ela. Ela cai ali de pára-quedas e durante umas boas páginas a sensação que me deu é que foge, mete-se em apuros novamente e dorme ou fica presa no quarto. Só mais a meio  é que sabemos que está desempregada e conhecemos-lhe alguns dos ex-namorados mas e família e amigos?  
Ela vê-se em perigo e não tenta pedir ajuda a ninguém fora daquele mundo, achei que ela aceitou muito bem a sua condição. 
Como não tem ninguém, ficando a imagem de coitadinha, não tem ninguém que a salve..acho que família ainda poderia entender, agora não ter nenhum amigo? Um pouco difícil de engolir mas pronto.

Também não gostei o facto de estar sempre em apuros e de ser socorrida mas por outro lado gostei de algumas respostas tortas que ela dava. 

Gostei bastante do A'larick, adoro personagens assim atormentadas ou que não desvendam verdadeiramente o que sentem. Espero que ela tenha um livro dele e que seja uma mate fixe! O Matt, adorei o seu lado cómico e o papel que teve mais para o final e o Caleb por, apesar de ter o pai que tem, é leal aos seus amigos.

Sendo um romance sobrenatural, achei a parte sobrenatural bem explicada não sendo totalmente inovadora, gostei da guerra entre os Anjos e as Sombras. Quanto ao romance, achei-o um pouco meloso, contudo a autora leva um ponto extra pelas cenas sexuais que estavam bem descritas

Não gostei muito da linguagem em algumas situações, deu um ar de banal e vulgar às personagens, normalmente em situações de perigo. Já em cenas da irmandade não vejo tanto mal, porque é normalmente a linguagem usada pelos homens. 

Quanto à revisão, encontrei maioritariamente falta de acentos e algumas vírgulas a mais. A construção das frases por vezes também é confusa ou soa mal. Algo que me incomodou foi o uso do nome próprio repetidamente, várias vezes num só parágrafo.

Em conclusão, foi um livro que se lê muito bem, acho que teve um início óptimo, apesar de mais para o final ter uma ou outra página mais aborrecida e um fim picante! Mas em geral eu gostei e irei ler os próximos volumes. 


A opinião da Mafi está também disponível no seu blog Algodão Doce para o cérebro e Goodreads


Sem comentários:

Enviar um comentário